Equipe Multidisciplinar:
Contamos com profissionais de diferentes formações acadêmicas diferenciadas tais como: cognitivo comportamental, psicodinâmica, psicodrama, grupos operativos, terapias holísticas e psicanálise. Dentre os profissionais que atendem tanto a família como os pacientes, temos:
Assistentes Sociais:
Buscam atender o paciente durante e pós-internação e também são responsáveis por trazerem a família para o tratamento. Realizam a interação entre o tratamento dentro e fora da clínica, na medida em que entendemos que, após a alta, a família deve oferecer o apoio que garantirá a prevenção da recaída dos sintomas. O Serviço Social direciona sua atuação para os problemas sociais que cercam o paciente, entendendo estas problemáticas como: abandono, conflitos familiares, questões trabalhistas e previdenciárias.
Educadores físicos:
o tratamento acontece da terapia dos movimentos buscando não só o exercício em si, mas tendo-o como ponto de partida para, através da interação com o terapeuta, despertar no paciente sua reorganização com seu corpo e com o mundo que o cerca.
Enfermeiros:
os cuidados permanentes da enfermagem visam proporcionar o bem estar físico e emocional, aplicando as medicações prescritas com técnica apurada e ações suaves. Também estão atentos à movimentação dos pacientes no momento das refeições, verificando junto a outros profissionais as condutas na mesa e de higiene. Realizam anotações diárias dos sinais vitais, do ritmo do sono, das condições de despertar e das condições de vestimentas. Verificam ainda, com o máximo de precocidade, o surgimento de quaisquer efeitos colaterais das medicações, promovendo ampla humanização do tratamento.
Estagiários e Trainees:
Em proposta educacional, realizam estágios de observação e atuação com a supervisão dos profissionais formados e da instituição.
Médicos:
A medicação segue os modernos padrões nacionais e internacionais, de acordo com as informações obtidas nos congressos e em outras atividades de aprimoramento psiquiátrico. Baseado nas observações dos sinais e sintomas apresentados pelos pacientes, seguimos o diagnóstico das tabulações da OMS – CID 10 e DSM IV. Há constante investigação do quadro clínico geral, atentando-se para eventuais comorbidades clínicas com seu pronto tratamento.
Nutricionistas:
Atuam na assistência ao paciente com a avaliação nutricional, montagem de dietas especiais e elaboração de cardápios, administração e supervisão da unidade de alimentação e nutrição.
Psicólogos:
Visam estabelecer e proporcionar um ambiente agradável e seguro ao paciente, fortalecendo um vínculo terapêutico para que ele possa aprender a se expressar de maneira mais adequada, diminuindo sua ansiedade e auxiliando cada paciente a lidar melhor com suas frustrações e conflitos da vida diária.
Terapeutas Holísticos:
São profissionais especializados em dependência química, que atuam em grupos de 12 passos, juntamente aos psicólogos de referência.
Terapeutas Ocupacionais:
Procuram recuperar a função humana, elevar o perfil das ações motoras e mentais, tratar através de atividades, promover o indivíduo na esfera biopsicosocial, visando a recuperação do paciente em sua integralidade.
Nossos Valores
Cuidado Atencioso com Nossos Profissionais e Pacientes: Priorizando o Bem-Estar